Iniciado em janeiro de 2010 através de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural – IPAC e a Base Avançada de Pesquisas do IBAMA no município de Painel, SC, o projeto de pesquisa intitulado Estudo do comportamento de macaco-prego (Cebus sp.) cativo na BAP/ IBAMA - Painel, que tem como objetivos: avaliar aspectos do comportamento da espécie, acompanhar o realocamento do indivíduo para recinto maior em comparação ao qual vinha sendo mantido, utilizar técnicas de enriquecimento ambiental com materiais que remetam ao seu ambiente natural, verificando as respostas a estes estímulos em específico, dentre outros.
A BAP/IBAMA Painel, desenvolve inúmeras atividades ligadas a conservação da biodiversidade, dentre elas está o recebimento de animais silvestre apreendidos ou então entregues voluntariamente por seus proprietários que os mantém ilegalmente. O animal alvo deste estudo é uma fêmea identificada como sendo jovem que foi capturada, após solta por seu antigo proprietário, no próprio município de Painel, encontrando-se na BAP desde o segundo semestre do ano de 2009.
O macaco-prego (Cebus sp. ) é um primata que possui grande adaptabilidade as condições de cativeiro, o que faz com que seja muito visado por contrabandistas. Uma vez cativo, não pode ser reintroduzido na natureza tendo que viver o restante de sua vida neste ambiente, por isso estudos de comportamento animal para esta espécie contribuem para o aprimoramento de técnicas que visem o bem estar, pois auxiliam na elaboração de métodos mais eficazes e adequados de manejo.
Atualmente o projeto encontra-se em sua terceira etapa, momento em que são utilizadas técnicas de enriquecimento ambiental na avaliação do comportamento do animal, estas consistem na introdução de variedades criativas nos recintos a fim de contribuir com o bem-estar dos animais cativos. O tipo de enriquecimento utilizado para a fêmea de macaco-prego que se encontra na BAP IBAMA foi o enriquecimento social, para isso um macho de sua espécie foi colocado no mesmo recinto onde se encontra a fêmea alvo deste estudo.
O projeto tem sua conclusão prevista ainda para o mês de julho ano, momento em que serão apresentados os resultados aos parceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário